terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Morre aos 85 anos Shirley Temple, antiga estrela mirim de Hollywood


Morreu, aos 85 anos, a atriz Shirley Temple, informou sua família nesta terça-feira (11). Uma das maiores estrelas mirins da história em Hollywood, ela ganhou fama inicialmente nos anos 1930, em filmes como "Olhos encantadores" (1934), "Alegria de viver" (1934) e "A pequena órfã" (1935). O site oficial de Shirley Temple lista que ela atuou em 14 curtas-metragens e 43 longas-metragens. Sua carreira foi de 1931 a 1961, mas seu último grande filme foi "A kiss for Corliss" (1949).

Segundo comunicado, Shirley morreu nesta segunda-feira (10) em casa, em Woodside, na Califórnia, de causas naturais. "Ela estava rodeada pela família", informa o texto. "Nós a celebramos por uma vida de realizações notáveis como atriz, diplomata e como nossa amada mãe, avó e bisavó, e adorada mulher, por 55 anos, do falecido e saudoso Charles Alden Black."

Depois de deixar o cinema, Shirley Temple foi delegada dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) e embaixadora. Serviu em Gana e na antiga Tchecoslováquia, informa o seu site oficial.

Shirley Temple foi ganhadora do primeiro "baby Oscar" – uma estatueta com metade do tamanho de um Oscar normal –, entregue em 1935. A distinção era um prêmio especial dado a atores-mirins por seus papéis. As crianças não competiam com adultos nas várias categorias da premiação.

Em 1960, a atriz ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Em 1992, foi homenageada pelo National Board of Review, Em 2006, recebeu um prêmio especial pelo conjunto da obra doo Sindicato de Atores dos Estados Unidos (SAG).

Shirley Temple ao lado de Myrna Loy no filme 'Solteirão cobiçado' (1947)
  
Curiosidades sobre Shirley Temple:

Shirley Temple é citada no filme Uma Cilada para Roger Rabbit de 1988. Quando Roger encontra o táxi Benny, batido em um poste, há o seguinte diálogo: Roger Rabbit: "Benny! É Você?!", Benny, o Táxi: "Não, é a Shirley Temple!"

No episódio "O Último Sapateado em Springfield" da série Os Simpsons, aparece uma personagem chamada "Vicki Valentine", uma ex-atriz infantil, mais conhecida como "Pequena Vicki", ela é uma sátira de Shirley Temple. Também aparece uma sátira de um dos filmes de Temple, na cena em questão é exibido um filme em preto e branco na TV, estrelado pela Pequena Vicki, onde um homem negro ensina Vicki a dançar sapateado. A cena satiriza o filme "The Little Colonel" (1935), onde o ator Bill Bojangles dança e sapateia com Shirley Temple. No mesmo episódio também há uma paródia de uma das canções mais famosas cantadas por Shirley, "On the Good Ship Lollipop", que no episódio se tornou "On the Spaceship Lollipop".

No filme Shrek Terceiro, há uma cena em que o "Homem-Biscoito" cantarola a música "On The Good Ship Lollipop". Na dublagem brasileira do filme, a música foi substituída por "Pirulito que Bate Bate", pois a outra não era tão conhecida no Brasil.

No livro Memórias da Emília escrito em 1936 pelo Monteiro Lobato, a boneca Emília inventa em seu livro de memórias uma viagem à Hollywood, onde ela e o Visconde de Sabugosa se encontram com Shirley Temple, e juntos com a pequena atriz, brincam de encenar um filme sobre Dom Quixote de la Mancha.

A apresentadora mirim Maísa Silva do SBT, teve seu visual inspirado no de Shirley Temple.


A personagem "Darla Dimple", de "Gatos não sabem dançar" ("Cats don't dance"), é o que se pode chamar de "versão cartunizada de Shirley Temple", pois ela fora baseada inteiramente em Shirley, desde o final do nome até à aparência.

No México a voz de Shirley Temple em seus filmes, era dublada pela atriz María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha do seriado Chaves.

Shirley contou depois de adulta que deixou de acreditar em Papai Noel aos seis anos de idade, quando a mãe dela a levou em uma loja para o conhecer, e o homem vestido de Papai Noel lhe pediu um autógrafo.

Em 1972, aos 44 anos, Shirley descobriu que tinha câncer de mama, e foi a primeira celebridade a admitir em público a sua doença. A razão para isso, foi encorajar outras mulheres a prevenirem este problema.

Vejam como era uma gracinha!!!



Fontes: G1 e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...