quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Filme Frozen - Uma Aventura Congelante




Gênero: Animação e Musical
Direção: Jennifer Lee, Chris Buck
Roteiro: Jennifer Lee
Elenco: Kristen Bell, Idina Menzel, Jonathan Groff, Josh Gad, Santino Fontana, Alan Tudyk





Frozen - Uma Aventura No Gelo é mais um filme de animação produzido pela Walt Disney Animation Studios, que foi inspirado no conto de fadas A Rainha da Neve, do dinamarquês Hans Christian Andersen e conta com roteiro de Jennifer Lee que também dirige ao lado do veterano Chris Buck (Tá Dando Onda e Tarzan). A trama está calcada no amor fraternal e traz momentos com lindas canções e com uma coreografia bem ritmada sem ser cansativa, os quais emocionam e prendem o espectador já que as canções acompanham a evolução das protagonistas e mostra o interior das mesmas quando expõem suas diversas emoções segundo as circunstâncias.

As protagonistas são as irmãs Elsa (Kristen Bell/Gabi Porto) e a caçula Anna (Idina Menzel/Taryn Szpilman), do reino de Arendelle. Elas eram unidas durante a infância e se divertiam com gelo e neve que Elsa produzia através do poder de Criocinese, até que, acidentalmente, ela acerta Anna que quase morre congelada, mas revive graças aos pequenos Trolls (criaturas em forma de pedras). A partir desse acontecimento, os pais as mantêm afastadas, com Elsa reclusa em seu quarto antes que seu poder se torne uma ameaça para todo o reino, já que ela passa congelar tudo o que toca. Assim, elas crescem isoladas dentro do castelo e só se reencontram anos depois no dia da coroação de Elsa como Rainha de Arendelle. No entanto, outro incidente ocorre: congelamento e nevasca de todo o reino provocado por Elsa após a discussão com a irmã. A jovem rainha se isola novamente, desta vez nas montanhas e sua irmã Anna decide ir atrás para ajudá-la e tentar acabar com o frio que assola o reino. Nesta aventura, Anna contará com ajuda de uns amigos.


Contada e cantada, a personalidade das irmãs se desdobra em toda trama. Anna é mais atrapalhada, agitada e que ao se deparar com um Príncipe já sonha com um grande amor. Talvez devido ao afeto que sempre lhe faltou na infância e adolescência. Isso leva o espectador a pensar nos clichês de Princesas Disney, cuja felicidade eterna será ao lado de um Príncipe, e este atende pelo nome de Hans, porém o longa surpreende àquela noção imutável dos contos de fadas. Já Elsa é uma jovem reprimida, proibida de usar e mostrar seus poderes afim de proteger sua família. Porém não é frágil, apenas tem medo de se expor porque nunca soube/aprendeu controlar seus poderes. Acho que esse ponto o filme deveria ter explorado.

Em relação aos personagens secundários, temos os Trolls que mal aparecem (uma pena), embora a participação deles foi fundamental, o trio formado pelo carismático boneco de neve Olaf (dublado no Brasil por Fabio Porchat), o jovem Kristoff e sua rena fiel Sven são um alívio cômico e juntos ajudam Anna, o elegante Príncipe Hans que mais a frente na trama nos deixa boquiaberto e o arrogante Duque de Weselton que tem o interesse em explorar os bens comercializáveis ​​de Arendelle e se refere com desdém à nova Rainha.




 











Apesar de haver duas realezas femininas, esperava-se ter a figura de um vilão ou vilã como bruxas ou bruxos com feitiços e de aspectos sombrios, mas nesse filme simplesmente não existem. Há o poder de Elsa que torna ela e a irmã vítimas das circunstâncias. Além de personagens, como o já mencionado Duque de Weselton, cuja ambição é tão rasa que chega a nem interferir na trama, é apenas um humor negro. E um que revela seu plano diabólico (no final) por trás da falsa simpatia que sustenta no longa.

Com belas músicas, um impecável direção de arte e um roteiro muito bem escrito, o filme emociona o público. É surpreendente não só pelo visual 3D com ambiente das florestas, flocos de gelo e neve, mas com um desfecho que quebra a expectativa dos filmes de Princesas da Disney, inovando o conceito de amor verdadeiro.


Assista ao trailer e à trilha sonora:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...